Samuzinho

Criado pelo Ministério da Saúde no ano de 2007, o Projeto SAMUZINHO vem sendo disseminado por municípios em todo o país, tendo como objetivo principal conscientizar crianças do quinto ano do ensino fundamental, de escolas públicas e privadas, sobre como utilizar corretamente o SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Segundo dados estatísticos do SAMU Macro Nordeste Jequitinhonha em 2015, do total das chamadas para o SAMU 192, 56,41% foram trotes. A grande maioria é realizada nos horários de entrada e saída das escolas e durante os intervalos das aulas. Além de ocupar as linhas telefônicas, muitas vezes ambulâncias são deslocadas em razão desses trotes, provocando um retardamento no atendimento às solicitações reais e sérios prejuízos à população.

Nosso projeto teve seu lançamento no Desfile Cívico de 07 de Setembro de 2015, nas cidades de Teófilo Otoni, Capelinha e Malacacheta. A proposta da equipe do Núcleo de Educação Permanente (NEP) é promover um encontro por mês, durante 4 meses, com os estudantes das regiões que serão atendidas.

Durante as aulas as crianças aprenderão de forma lúdica e dinâmica como ocorre todo atendimento inicial do SAMU 192, desde as funções de cada pessoa dentro da Central de Regulação, na cidade de Teófilo Otoni, até a exemplificação dos casos em que o 192 deve ser acionado.

Cada aluno receberá uma cartilha que auxiliará na revisão do conteúdo passado em sala pelo NEP. Os estudantes poderão levá-la para casa e compartilhar todas as informações com os irmãos, pais, demais familiares e comunidade, ampliando ainda mais o alcance do projeto.

Os estudantes receberão também, além dos conteúdos teóricos, aulas práticas de primeiros socorros, e ao final do curso, um certificado de conclusão do Projeto SAMUZINHO.

A educação infantil será nossa aliada na popularização do SAMU 192 em toda região, porque acreditamos no potencial dessas crianças como agentes de disseminação das boas práticas no acionamento de um serviço tão importante como o SAMU 192.

Juntos, SAMU e SAMUZINHOS, boas práticas que salvam vidas!

Equipe SAMU Macro Nordeste Jequitinhonha Núcleo de Educação Permanente.