O que é o SAMU 192?

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é um programa dos três governos: Federal, Estadual e Municipal e tem como finalidade prestar socorro à população em casos de urgência e emergência.

Com unidades móveis bem equipadas e profissionais altamente qualificados, o SAMU 192 consegue reduzir sensivelmente o número de óbitos, tempo de internação hospitalar e sequelas decorrentes da falta de um socorro em tempo hábil, o que resultou na redução de 1000 mortes/ano na Microrregião.

Com 36 bases, prestando atendimento à população de mais de 86 municípios, o SAMU 192 beneficia mais de 1,2 milhões de pessoas.

A equipe operacional do SAMU 192 é composta por Médicos (as), Enfermeiros (as), Técnicos (as) em Enfermagem e Condutores (as) Socorristas. Internamente, o serviço conta com apoio administrativo composto por diversas pessoas – porteiros e auxiliares de serviços gerais, técnicos (as) administrativos (as), contadora, psicólogo, coordenadores e assessores e setores como farmácia e almoxarifado.

Para o atendimento móvel, o SAMU 192 dispõe de dois tipos de ambulância: A Unidade de Suporte Básico (USB), onde o resgate é feito por um (a) Condutor (a) Socorrista e um (a) Tec. em Enfermagem. É utilizada em casos de urgência, onde há necessidade de pronto atendimento, mas sem risco de morte iminente.

A Unidade de Suporte Avançado (USA), onde o resgate é feito por um(a) Condutor(a) Socorrista, um(a) Médico(a) e um(a) Enfermeiro(a). É acionada em casos de emergência, quando há necessidade de intervenção médica imediata.

Fachada do Complexo Regulador, Teófilo Otoni – SAMU Macro Nordeste Jequitinhonha.

Quando você deve chamar o SAMU?

O SAMU 192 é apto a realizar atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: RESIDÊNCIA, LOCAIS DE TRABALHO, VIAS URBANAS E RURAIS. Você deve acionar o serviço pelo número 192, nas seguintes situações:

• Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios;
• Em casos de intoxicação e acidentes com produtos perigosos;
• Em casos de queimaduras graves;
• Na ocorrência de maus tratos;
• Em trabalhos de parto onde há risco de morte da mãe ou do feto;
• Em casos de tentativas de suicídio;
• Em crises hipertensivas;
• Quando houver acidentes/traumas com vítimas;
• Em casos de afogamentos e choque elétrico;
• Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte;

O SAMU 192 funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

A ligação é gratuita e dispensa cartão telefônico ou crédito no celular.

Como é o atendimento ?

A Central de regulação do SAMU Macro Nordeste Jequitinhonha é situada em Teófilo Otoni. É na Central que as chamadas, de todos os municípios atendidos pelo serviço, são recebidas e onde o atendimento se inicia, podendo ou não ser necessário o deslocamento de uma ambulância.

Após a ligação pelo 192 você falará com uma(o) Técnica(a) Auxiliar de Regulação Médica (TARM) – que lhe pedirá algumas informações: o motivo da ligação, se você está perto da vítima, o sexo e a idade aproximada dela, o endereço e (principalmente) um ponto de referência para facilitar a chegada da unidade até o local. Essas informações serão de extrema importância caso a equipe precise se dirigir até você.

Logo em seguida, você conversará com o(a) médico(a) regulador(a), que lhe pedirá outras informações: se o paciente está consciente, se respira, se consegue falar etc.

O(a) médico(a) regulador(a) orientará e acompanhará todo o atendimento até a chegada do(a) paciente ao hospital. Caso não seja necessário o deslocamento de nenhuma unidade, ele(a) dará todas as orientações necessárias pelo telefone, garantindo assistência ao paciente.

Central de Regulação – Complexo Regulador SAMU Macro Nordeste Jequitinhonha

É muito importante identificar quantas vítimas existem no local, se tem alguma presa às ferragens e o estado de consciência da(s) mesma(s).

Siga as orientações do(a) médico(a) regulador(a) do SAMU enquanto aguarda a chegada do socorro. E não se esqueça de esperar e sinalizar para a ambulância quando a mesma estiver chegando ao local.

Dica de sinalização: Utilize Triângulo de Sinalização ou galhos de árvores. Lembrando que nas RODOVIAS é preciso sinalizar nos dois sentidos.

atualizado em 06/01/2022